A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) realizou a primeira captação de órgãos de 2025 nesta segunda-feira, 6 de janeiro. Os órgãos captados – um fígado, dois rins e duas córneas – são destinados a pacientes que aguardam transplante em diferentes estados. O fígado será transplantado em Mato Grosso do Sul, os rins enviados para o Rio Grande do Sul e Minas Gerais, e as córneas destinadas ao Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande.
O médico Ivair Ximenes Lopes Jr., coordenador da CIHDOTT, destacou a importância da doação, que pode transformar vidas, como exemplificado no caso desta doação, que beneficiará cinco pessoas. Ele reforçou que a comunicação sobre a vontade de ser doador deve ser feita com a família, visto que são os familiares os responsáveis pela autorização após a morte.
A CIHDOTT passou por uma reestruturação no final de 2024, com o objetivo de otimizar a captação de órgãos e reduzir o tempo de espera para os pacientes que aguardam transplante. A medida foi elogiada pelos gestores do HRMS e da FUNSAU, que destacaram o compromisso com a saúde pública e o bem-estar dos cidadãos.