O campo-grandense Éderson, de 25 anos, vive a melhor fase de sua carreira e é um dos destaques da Atalanta na Itália. De acordo com o jornal espanhol As, o volante pode ser uma opção para o Real Madrid na próxima temporada. O clube espanhol demonstrou interesse após sua performance no confronto contra a Atalanta pela Liga dos Campeões, no dia 10 de dezembro, onde Éderson venceu seis dos oito duelos, acertou 93% dos passes e fez duas interceptações.
Embora o brasileiro seja visto como um "Plano B" para a posição, com o Real Madrid priorizando o volante Martín Zubimendi, da Real Sociedad, a possível dificuldade para contratar o espanhol abre uma porta para o sul-mato-grossense. Éderson é avaliado em 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 315 milhões), enquanto Zubimendi custa 60 milhões de euros (cerca de R$ 378 milhões), segundo o Transfermarkt.
Com contrato até 2027, Éderson tem sua transferência facilitada caso receba uma proposta semelhante à que foi recusada na última temporada, no valor de 50 milhões de euros. Na temporada atual, ele participou de 25 dos 27 jogos da Atalanta e é o 15º jogador mais valioso da Série A italiana. Caso se concretize, sua ida para o Real Madrid o colocará como o quinto brasileiro no elenco do clube, ao lado de Vinícius Júnior, Rodrygo, Éder Militão e Endrick.