Com o objetivo de fortalecer as estratégias de combate à Dengue, Chikungunya e Zika, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), por meio da Vigilância em Saúde, participou nesta quinta-feira (9) da instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), uma iniciativa do Ministério da Saúde.
O COE foi criado para ampliar a prevenção e o monitoramento das Arboviroses, orientando ações de vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e de controle de vetores. No estado, ele atuará em apoio aos 79 municípios, reunindo servidores e colaboradores da SES para ações constantes no enfrentamento dessas doenças.
Entre as principais atribuições do COE estão o planejamento e a coordenação de medidas emergenciais, além de articulação com gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), órgãos públicos e especialistas. “O objetivo é fortalecer a capacidade de resposta diante dos desafios de saúde pública, garantindo ações eficazes para evitar casos graves e óbitos”, destacou Jéssica Klener, gerente de Doenças Endêmicas da SES.