| Hoje é Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025.

MS intensifica combate à Dengue, Chikungunya e Zika com instalação do COE


Centro de Operações de Emergência em Saúde irá auxiliar municípios no enfrentamento às Arboviroses
SES participa da instalação do COE para intensificar combate às Arboviroses em Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação/SES Por: Editorial | 10/01/2025 08:07

Com o objetivo de fortalecer as estratégias de combate à Dengue, Chikungunya e Zika, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), por meio da Vigilância em Saúde, participou nesta quinta-feira (9) da instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), uma iniciativa do Ministério da Saúde.

O COE foi criado para ampliar a prevenção e o monitoramento das Arboviroses, orientando ações de vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e de controle de vetores. No estado, ele atuará em apoio aos 79 municípios, reunindo servidores e colaboradores da SES para ações constantes no enfrentamento dessas doenças.

Entre as principais atribuições do COE estão o planejamento e a coordenação de medidas emergenciais, além de articulação com gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), órgãos públicos e especialistas. “O objetivo é fortalecer a capacidade de resposta diante dos desafios de saúde pública, garantindo ações eficazes para evitar casos graves e óbitos”, destacou Jéssica Klener, gerente de Doenças Endêmicas da SES.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: