| Hoje é Domingo, 26 de Outubro de 2025.

Haddad anuncia medidas contra fake news e golpes envolvendo o Pix


Governo pretende adotar ações judiciais e campanhas publicitárias para combater mentiras e fraudes relacionadas ao meio de pagamento
Ministro Fernando Haddad discute estratégias para combater fake news e fraudes envolvendo o Pix. Foto: Reprodução Diogo Zacarias/MF Por: Editorial | 15/01/2025 14:14

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta quarta-feira (15) que o governo federal está discutindo ações judiciais, inclusive de caráter criminal, contra os responsáveis pela disseminação de fake news e golpes relacionados ao Pix. As medidas estão sendo consideradas após o anúncio de que operações acima de R$ 5 mil realizadas por pessoas físicas serão monitoradas pela Receita Federal.

“Estamos discutindo providências inclusive criminais contra quem está fazendo fake news e contra quem está fazendo golpes. Porque há golpes sendo feitos no comércio, uma pessoa tenta pagar no Pix e está sendo cobrado a mais. Então pode caracterizar crime contra a economia popular”, afirmou Haddad após reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto.

De acordo com o ministro, a Advocacia-Geral da União (AGU) foi acionada para iniciar ações judiciais contra os golpistas. Além disso, o governo planeja veicular peças publicitárias para combater a disseminação de mentiras e alertar a população.

Haddad também comentou sobre a queda no volume de operações do Pix nos primeiros dias de janeiro, atribuindo a redução à sazonalidade e descartando preocupações. “Em janeiro caem as movimentações do Pix na comparação com dezembro, é sazonal. Quando você considera a sazonalidade, não tem havido problemas”, explicou o ministro, ressaltando que o Banco Central está monitorando as movimentações.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: