O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (15) que Israel e Hamas alcançaram um acordo de cessar-fogo na guerra em Gaza. A informação foi divulgada por Trump por meio da rede social The Truth, onde ele celebrou a medida como um reflexo de sua vitória presidencial. “Conseguimos muito mesmo sem estar na Casa Branca”, afirmou.
Trump prometeu que o acordo é apenas o começo de grandes transformações para os Estados Unidos e o mundo, reforçando que sua equipe de Segurança Nacional trabalhará em colaboração com Israel e aliados para garantir que Gaza “nunca mais se torne um porto seguro para terroristas.” Ele reiterou que os Estados Unidos continuarão promovendo a paz na região por meio da força.
Desde agosto de 2024, propostas de cessar-fogo entre Israel e Hamas estavam sendo mediadas por Catar, Estados Unidos e Egito, mas enfrentavam entraves devido a divergências nos termos. A liderança política do Hamas declarou que respondeu positivamente à proposta, enquanto o governo de Israel ainda não se pronunciou oficialmente. Os termos do acordo e a data de início do cessar-fogo não foram revelados. (Com informações Metrópoles)