O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (24) que "adoraria ver o Canadá se tornar o 51º estado" dos EUA, argumentando que os canadenses se beneficiariam dessa mudança. Trump afirmou que, em sua visão, a anexação traria vantagens para o Canadá, como redução de impostos, maior assistência médica e a eliminação de preocupações com questões militares.
Durante uma coletiva de imprensa na Carolina do Norte, Trump criticou as relações comerciais entre os dois países, mencionando um superávit de 200 bilhões de dólares a favor do Canadá e argumentando que os EUA não precisam dos produtos canadenses, como carros e alimentos, já que produzem os mesmos itens em território americano. O presidente também fez comentários sobre o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, a quem chamou de "governador" e afirmou ter sugerido que o Canadá deveria se tornar um estado dos EUA.
A proposta provocou uma reação negativa de Trudeau, que, mesmo após anunciar sua renúncia do cargo de primeiro-ministro, reiterou que a ideia de o Canadá se tornar parte dos EUA não tinha "a menor chance" de acontecer. O debate foi intensificado após Trump publicar, no início do ano, um mapa em que o Canadá já estava anexado aos Estados Unidos. (Com informações CNN)