O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer uma dura ameaça aos países do BRICS, alertando que eles poderão enfrentar tarifas de 100% sobre suas exportações para os EUA caso o grupo crie uma moeda própria. A declaração foi feita um dia antes de entrar em vigor uma tarifa de 25% sobre as importações provenientes do México e do Canadá.
Em um post na rede social Truth Social, Trump afirmou que exigirá um compromisso dos países "aparentemente hostis" para não desenvolverem uma nova moeda ou apoiarem qualquer tentativa de substituição do dólar americano. Caso isso aconteça, o presidente alertou que esses países terão que "dizer adeus à América" e poderão enfrentar tarifas severas.
"A ideia de que os países do BRICS estão tentando se afastar do dólar, enquanto ficamos de braços cruzados assistindo, ACABOU. Vamos exigir um compromisso desses países aparentemente hostis de que eles não criarão uma nova moeda dos BRICS, nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, ou eles enfrentarão tarifas de 100% e devem esperar dizer adeus à venda para a maravilhosa economia dos EUA", escreveu Trump.
Essa ameaça segue uma declaração semelhante feita no final de novembro, também em sua conta no Truth Social, quando Trump afirmou que não acreditava que o BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros membros, fosse capaz de substituir o dólar no comércio internacional.
Atualmente, os países do BRICS concentram mais de 40% da população mundial e respondem por 37% da economia global, conforme dados do Fórum Econômico Mundial. O grupo tem mostrado uma tendência de crescimento econômico superior à média global, o que aumenta a relevância do bloco no cenário internacional. (Com informações SBT News)