O Programa de Aprendizagem Profissional (PAP MS), coordenado pela Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED), está atraindo jovens ao oferecer a oportunidade de conciliar trabalho e estudos, com vagas em Campo Grande e Três Lagoas. A iniciativa se destaca não só pela qualificação, mas também pela vivência prática em diversas áreas profissionais.
Em Campo Grande, o PAP proporciona experiências como a de Maria Fernanda Freitas dos Santos, que trabalha no Asilo São João Bosco e destaca a gratificação de ajudar os idosos e retribuir o apoio recebido da mãe. "Trabalhar aqui é interessante porque aprendo muito com eles e posso ajudar com um conselho", compartilha.
Outro exemplo é o de Pedro Henrique Oliveira Maciel, de 16 anos, que desde os 14 tinha o desejo de ajudar sua mãe e adquirir experiência profissional. Atualmente, ele trabalha no setor de Recursos Humanos do Asilo e tem o apoio da família, que incentiva seu esforço. "Com o meu trabalho, consegui comprar um videogame e também guardo parte do salário para investir no futuro", diz o jovem, que sonha em cursar Direito.
O coordenador de Educação Profissional da SED, Davi de Oliveira Santos, destaca que o PAP visa proporcionar aos estudantes uma formação profissional integrada aos conhecimentos escolares, sem prejudicar o tempo dedicado aos estudos. "O jovem que participa do programa tem a chance de desenvolver competências essenciais para o mercado de trabalho, como ética e responsabilidade", explica.
O programa também se estende a jovens com deficiência e oferece uma ampla gama de cursos, como Administração, Ciência de Dados e Programação de Jogos Digitais, com previsão de expansão para outros municípios do estado.