Na madrugada desta quarta-feira (5), um avião militar dos Estados Unidos chegou ao Estado de Punjab, no norte da Índia, com 104 imigrantes indianos deportados. A ação faz parte da política de imigração do governo do presidente Donald Trump, que tem intensificado as medidas para combater a imigração ilegal.
A deportação ocorre poucos dias antes da visita oficial do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a Washington, marcada para a próxima semana. Na última semana, Trump e Modi discutiram questões relacionadas à imigração em uma conversa telefônica, onde o presidente americano também enfatizou a importância de a Índia adquirir mais equipamentos de segurança de fabricação dos EUA.
O governo indiano, que tem se mostrado contrário à imigração ilegal, principalmente por seu vínculo com o crime organizado, não contestou a deportação dos seus cidadãos. Estima-se que cerca de 725 mil indianos estejam em situação irregular nos Estados Unidos, a maioria vinda dos Estados de Punjab e Gujarat. Esses imigrantes ilegais representam aproximadamente 3% das travessias ilegais nas fronteiras norte-americanas. (Com informações da Associated Press)