| Hoje é Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025.

Israel se prepara para qualquer cenário após Hamas adiar libertação de reféns


Governo israelense classifica ação do grupo radical como violação do cessar-fogo, enquanto o Hamas acusa Israel de descumprir acordos humanitários.
Israel se prepara para possíveis cenários após o Hamas suspender a libertação de reféns, gerando novas tensões no conflito em Gaza. Foto: Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images Por: Editorial | 10/02/2025 16:25

Israel Katz, ministro da Defesa de Israel, informou que instruiu as Forças Armadas para se prepararem "ao mais alto nível de alerta para qualquer cenário possível" na Faixa de Gaza, após o Hamas suspender a libertação de reféns prevista no acordo de cessar-fogo. O ministro considerou a ação do grupo como uma “violação completa” dos termos acordados.

O governo israelense reforçou que qualquer violação será tratada com seriedade e reiterou a insistência em manter o acordo conforme estabelecido. O Hamas, por sua vez, adiou a libertação de mais reféns israelenses, inicialmente marcada para sábado (15), e alegou que Israel não cumpriu pontos do cessar-fogo, como o retorno de pessoas deslocadas ao norte de Gaza e a entrada de ajuda humanitária.

Até agora, 16 dos 33 reféns previstos na primeira fase do acordo foram libertados, assim como cinco reféns tailandeses. Em contrapartida, Israel liberou centenas de prisioneiros palestinos. O Hamas, no entanto, acusou Israel de falhar em permitir o envio de ajuda humanitária para Gaza, enquanto Israel criticou o Hamas pela forma como organizou a libertação dos reféns. (Com informações CNN Brasil)




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: