A menos de uma semana para o encerramento das inscrições, atletas de alto desempenho têm até o dia 24 de abril para se inscrever no programa Bolsa Atleta 2025. O programa, que oferece auxílio financeiro a esportistas com bons resultados em competições oficiais, pode ser acessado por meio do Sistema Bolsa-Atleta, onde é necessário preencher um formulário online e apresentar a documentação exigida.
O Ministério do Esporte estima que a lista com os contemplados será divulgada entre os dias 22 e 24 de abril. O edital do programa, publicado no final de janeiro, detalha todas as etapas e requisitos, incluindo critérios para concessão, suspensão e cancelamento das bolsas, além de orientações sobre a prestação de contas dos recursos e dos resultados alcançados pelos atletas.
Critérios de seleção e categorias
O Bolsa Atleta 2025 é destinado a esportistas que se destacaram em competições nacionais e internacionais ao longo de 2024, dentro das modalidades previstas no edital. Atletas gestantes, puérperas, surdos, guias e auxiliares do esporte paralímpico também podem ser contemplados com o benefício. As categorias incluem base, estudantil, nacional, internacional e olímpica, abrangendo também as modalidades paralímpicas e surdolímpicas (para surdos).
O objetivo do programa é garantir que os atletas possam se dedicar integralmente ao treinamento e às competições locais, sul-americanas, panamericanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas, proporcionando condições mínimas para que alcancem seu melhor desempenho nas principais disputas do calendário esportivo. (Com informações da Agência Brasil)