| Hoje é Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025.

Rússia e EUA discutem guerra na Ucrânia em reunião na Arábia Saudita


Encontro busca destravar negociações, mas exclusão de Kiev gera críticas
Encontro entre representantes dos EUA e da Rússia busca abrir caminho para negociações sobre a guerra na Ucrânia. Foto: Reprodução/TASS Por: Editorial | 18/02/2025 08:30

Delegações da Rússia e dos Estados Unidos se reúnem nesta segunda-feira (18), na Arábia Saudita, para debater a guerra na Ucrânia. A iniciativa faz parte dos esforços do presidente norte-americano, Donald Trump, que tem mantido conversas com o líder russo, Vladimir Putin, na tentativa de avançar com negociações para o fim do conflito.

Participam do encontro o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e o assessor do Kremlin, Yury Ushakov. Pelo lado dos EUA, estão presentes o conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz, o secretário de Estado, Marco Rubio, e o enviado especial, Steve Witkoff. Autoridades sauditas também acompanham as discussões. No entanto, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não foi convidado, apesar de Trump ter afirmado anteriormente que Kiev teria um assento nas negociações.

Autoridades norte-americanas enfatizaram que a reunião não visa discutir um acordo final para o fim da guerra, mas sim avaliar se Moscou está disposta a avançar nas negociações de paz. “É o segundo passo para determinar se os russos estão falando sério”, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce.

Preocupação europeia

A abordagem dos EUA tem gerado preocupação entre líderes europeus, que criticam a exclusão da Ucrânia e da Europa nas tratativas. O presidente da França, Emmanuel Macron, destacou que apenas os ucranianos poderão conduzir negociações para uma paz duradoura e reforçou a necessidade de garantir a segurança coletiva europeia.

Na véspera do encontro, Macron sediou uma cúpula de emergência sobre o conflito e conversou com Zelensky. O líder ucraniano rejeitou qualquer acordo firmado sem a participação de Kiev. “Qualquer decisão sem garantias robustas apenas servirá como um novo engano da Rússia e um prelúdio para mais agressões”, declarou.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: