O estado de saúde do papa Francisco sofreu uma piora nesta sexta-feira (28), após uma crise isolada de broncoespasmo, que resultou em um episódio de vômito com aspiração e agravamento repentino de seu quadro respiratório. De acordo com o novo boletim médico divulgado pelo Vaticano, o pontífice foi submetido a broncoaspiração e iniciou ventilação mecânica não invasiva, apresentando uma "boa resposta nas trocas gasosas". Apesar disso, o prognóstico continua "reservado".
Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, tratando uma pneumonia bilateral decorrente de uma infecção polimicrobiana. Antes dessa complicação, o pontífice estava alternando sessões de fisioterapia respiratória com momentos de oração na capela. Esta é a quarta hospitalização do papa em quatro anos e a mais longa até o momento.
A primeira internação do papa ocorreu em julho de 2021, devido a uma cirurgia para tratar diverticulite. A segunda aconteceu em março de 2023, por bronquite infecciosa, e a terceira foi em junho do mesmo ano, devido ao risco de obstrução intestinal. (Com informações SBT News)