O Vaticano divulgou, neste sábado (1º), uma atualização sobre o estado de saúde do Papa Francisco, diagnosticado com pneumonia bilateral, que afeta ambos os pulmões. Segundo o comunicado oficial, o pontífice teve uma noite tranquila e passará o dia em repouso.
A situação médica do Papa se agravou na sexta-feira (28), quando ele passou por uma nova crise respiratória, que causou vômito e piora súbita de seu quadro. Após o episódio, Francisco precisou ser submetido a uma broncoaspiração e recebeu ventilação mecânica não invasiva para auxiliar na respiração.
A Santa Sé informou que a resposta à ventilação está sendo positiva, e o pontífice segue vigilante e colaborando com as manobras terapêuticas. Ainda serão necessárias até 48 horas para uma avaliação mais detalhada do quadro clínico.
Com 88 anos, o Papa Francisco está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli desde o dia 14 de fevereiro. Ele já havia sido hospitalizado anteriormente por problemas de saúde, e esta é a quarta vez que o pontífice passa por internação nos últimos quatro anos.
A Santa Sé ainda não forneceu previsão de alta, destacando que a internação ocorrerá pelo tempo necessário para garantir a recuperação do Papa. Enquanto isso, fiéis ao redor do mundo, incluindo no Brasil, seguem realizando vigílias e missas para rezar pela sua saúde. (Com informações SBT News)