O Vaticano atualizou nesta segunda-feira (3) o estado de saúde do Papa Francisco, que segue internado com pneumonia bilateral no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma. Segundo comunicado, o pontífice teve uma noite tranquila e conseguiu descansar.
No domingo (2), a Santa Sé informou que Francisco permaneceu estável e não precisou de ventilação mecânica não invasiva, utilizada nos últimos dias devido a uma crise respiratória. O papa segue recebendo oxigenoterapia de alto fluxo e está sem febre, mas o prognóstico ainda é reservado.
Internado desde 14 de fevereiro, o líder da Igreja Católica inicialmente foi diagnosticado com bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. A situação se agravou em 20 de fevereiro, quando uma tomografia revelou o quadro de pneumonia bilateral.
Essa é a hospitalização mais longa de Francisco nos últimos anos. Apesar do estado de saúde delicado, ele tem cumprido algumas agendas no hospital e enviou mensagem aos fiéis no domingo (2), agradecendo as orações e ressaltando a importância da fé nos momentos de fragilidade. (Com informações da SBT News)