O Papa Francisco, de 88 anos, segue internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia bilateral. De acordo com o Vaticano, o pontífice passou bem a noite e despertou pouco depois das 8h (4h no horário de Brasília) desta quarta-feira (5).
Na terça-feira (4), a Santa Sé informou que o estado de saúde do papa permaneceu estável, sem novos episódios de insuficiência respiratória ou broncoespasmo. Ele continua sem febre e está sendo submetido a oxigenoterapia de alto fluxo e fisioterapia respiratória.
Francisco está hospitalizado desde 14 de fevereiro. Inicialmente, foi diagnosticado com bronquite, mas exames posteriores indicaram uma infecção polimicrobiana, evoluindo para pneumonia bilateral. Ainda não há previsão de alta, e o Vaticano reforçou que a internação será mantida pelo tempo necessário para garantir sua recuperação.
Mesmo com o quadro de saúde delicado, o pontífice mantém bom humor e tem cumprido compromissos dentro do hospital. No domingo (2), enviou a mensagem da tradicional missa e agradeceu as orações dos fiéis. Essa é sua quarta internação desde 2021 e a mais longa até o momento. (Com informações da SBT News)