O Japão enfrenta o maior incêndio florestal das últimas três décadas, com cerca de 2.104 hectares consumidos pelo fogo na cidade de Ofunato, na província de Iwate, no norte do país. Desde o início das chamas, no dia 26 de fevereiro, ao menos uma pessoa morreu e mais de 4 mil moradores tiveram que deixar suas casas, segundo a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres (FDMA).
As autoridades japonesas informaram que 84 residências foram danificadas e 1,2 mil pessoas estão em centros de evacuação. Para conter o fogo, cerca de 2 mil bombeiros foram enviados de várias regiões do país. A origem do incêndio ainda é desconhecida, mas suspeita-se que tenha começado em um barracão e se alastrado rapidamente devido ao clima seco.
O último incêndio de grande proporção no Japão ocorreu em 1992, quando 1.030 hectares foram destruídos em Kushiro, Hokkaido. Em 2023, o país registrou cerca de 1.300 incêndios florestais, principalmente entre fevereiro e abril. Meteorologistas preveem a chegada de neve nos próximos dias, que, ao derreter, pode ajudar a conter as chamas. Helicópteros também estão sendo usados para controlar o avanço do fogo.