O Papa Francisco, de 88 anos, passou uma noite tranquila no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, onde está internado para o tratamento de uma pneumonia bilateral, que afeta ambos os pulmões. A atualização foi divulgada pela Santa Sé nesta quinta-feira (6), que informou que o quadro clínico do pontífice segue estável, sem novos episódios de insuficiência respiratória ou broncoespasmo, além de continuar sem febre.
O Papa, que está internado desde o dia 14 de fevereiro devido a complicações respiratórias, tem recebido oxigenação suplementar de alto fluxo, sem necessidade de ventilação mecânica invasiva. A pneumonia bilateral foi diagnosticada após a evolução de uma infecção respiratória polimicrobiana, que começou com um quadro de bronquite.
Apesar do quadro de saúde delicado, Francisco tem mantido o bom humor e segue cumprindo algumas de suas funções religiosas no hospital, como a bênção das Cinzas e a recepção da Eucaristia na quarta-feira (5). Além disso, o pontífice também fez uma ligação ao padre Gabriel Romanelli, de Gaza.
Esta é a quarta hospitalização do Papa Francisco nos últimos quatro anos e a mais longa até agora. Ainda não há previsão para sua alta, com a Santa Sé afirmando que ele permanecerá no hospital pelo tempo necessário até que sua recuperação seja completa e segura.