O Papa Francisco, de 88 anos, segue internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para o tratamento de uma pneumonia bilateral, que afeta ambos os pulmões. De acordo com a atualização do Vaticano nesta segunda-feira (10), o pontífice apresentou melhora gradual e continua em tratamento, incluindo fisioterapia respiratória e motora. Francisco também está seguindo uma dieta que agora inclui alimentos sólidos, após inicialmente ser alimentado apenas por líquidos.
Internado desde 14 de fevereiro, o Papa Francisco inicialmente foi diagnosticado com bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias, e uma tomografia revelou pneumonia bilateral. A Santa Sé afirmou que não há previsão para sua alta, mas que o tratamento continuará até que ele esteja pronto para retornar ao seu compromisso com a saúde.
Apesar da hospitalização, que é a quarta em quatro anos, o Papa mantém um bom humor e segue realizando atividades no hospital. No domingo (9), ele acompanhou virtualmente a primeira sessão de exercícios espirituais da Quaresma e gravou uma mensagem agradecendo as orações dos fiéis. “Agradeço, de todo coração, as orações que fazem pela minha saúde. Que Deus os abençoe e que a Virgem os proteja”, disse, com voz fraca e ofegante. (Com informações SBT News)