A Receita Federal liberará, às 10h desta quinta-feira (24), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de março. O total de R$ 253,8 milhões será destinado a mais de 120 mil contribuintes que caíram na malha fina. A verificação pode ser realizada por meio do site ou aplicativo da Receita Federal, acessando a aba "Meu Imposto de Renda".
Deste total, R$ 168 milhões serão direcionados a contribuintes prioritários, incluindo 3.163 idosos acima de 80 anos, 16.215 cidadãos entre 60 e 79 anos, 2.405 pessoas com deficiência física ou mental ou com moléstia grave, além de 4.013 trabalhadores do magistério.
Outros 75.790 contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento via Pix também serão contemplados, assim como 18.453 contribuintes não prioritários. O pagamento será realizado no dia 31 de março, diretamente na conta bancária informada na declaração. Caso o crédito não seja depositado, os valores poderão ser resgatados no Banco do Brasil por até um ano, e o beneficiário deverá reagendar o recebimento.
Com o cumprimento do cronograma dos lotes regulares, o pagamento do quinto e último lote aconteceu em setembro de 2024, e agora os lotes residuais atendem as restituições processadas posteriormente, após retificações ou correções. (Com informações SBT News)