A abertura da Dinapec 2025, realizada nesta segunda-feira (24) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, teve como tema principal o avanço do setor agropecuário de Mato Grosso do Sul por meio da tecnologia, ciência e pesquisa. O governador Eduardo Riedel ressaltou a integração de políticas públicas e inovação no campo, destacando a eficiência dos sistemas produtivos e a sustentabilidade.
Riedel também enfatizou que o Estado está inserido nas principais discussões globais sobre segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade. “Produzimos bem, com consciência ambiental, e estamos preparados para os desafios do futuro”, afirmou o governador, reforçando o papel de MS na agenda global.
A programação da Dinapec deste ano inclui o primeiro Fórum Pré-COP 30, que discutirá a sustentabilidade na produção de bovinos no Brasil. Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, destacou que o evento trará resultados de pesquisas e inovações tecnológicas para os participantes.
Além disso, durante a abertura, foi assinado um convênio para reforçar a cooperação técnica no setor agropecuário e apresentado um aplicativo inovador para exames andrológicos de bovinos, contribuindo para a melhoria da qualidade do rebanho no Brasil.