A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai aplicar R$ 55 milhões na reforma de sua unidade em Ponta Grossa (PR), com o objetivo de aumentar a capacidade de armazenamento de grãos. O projeto, financiado pela Itaipu Binacional, prevê a ampliação da capacidade de estocagem e a modernização das instalações, com início das obras em outubro de 2025 e conclusão prevista para abril de 2026.
Atualmente, a unidade de Ponta Grossa armazena até 300 mil toneladas de grãos, mas sua capacidade total é de 420 mil toneladas. A reforma vai permitir dobrar a capacidade de recepção de grãos, aumentando a eficiência na expedição e descarregamento de produtos, além de implementar novas tecnologias.
A unidade também armazena grãos de terceiros, como cooperativas e produtores rurais, gerando receita significativa para a Conab. Em 2024, a unidade contribuiu com R$ 23,5 milhões de receita com esses serviços, e a reforma visa aumentar ainda mais essa capacidade e fortalecer a política de segurança alimentar do governo.
A Conab também realizará reformas em outras unidades no Paraná e Mato Grosso do Sul, com a meta de ampliar sua capacidade total de armazenamento em 47%. O convênio para as obras será assinado com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops/ONU) nesta quarta-feira (26). (Com informações Globo Rural)