Técnicos japoneses deverão desembarcar no Brasil nos próximos 60 dias para realizar uma inspeção sanitária nas condições de produção da carne bovina brasileira. A informação foi confirmada pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). O anúncio ocorre após o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, declarar, na última terça-feira (26), que o país enviará especialistas sanitários ao Brasil como parte do processo de avaliação para uma possível abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira.
A inspeção ocorre em meio aos esforços do governo brasileiro para ampliar mercados para a carne bovina nacional. Recentemente, uma comitiva formada por representantes do setor privado e pelo presidente da Abiec, Roberto Perosa, esteve no Japão para avançar nas negociações. Durante a visita, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com representantes da Japan Meat Trade Association, entidade que representa importadores de carne no país asiático.
Além disso, Fávaro manteve encontro com o ministro japonês da Agricultura, Silvicultura e Pesca, Taku Eto, para discutir aspectos técnicos e sanitários que envolvem a exportação do produto brasileiro.
Brasil e Japão também fortaleceram parcerias em diversas áreas, assinando cerca de 80 memorandos de cooperação. Um dos acordos prevê investimentos japoneses na recuperação de pastagens degradadas no Cerrado, dentro de uma agenda ambiental conjunta entre os dois países.
Outras parcerias incluem avanços em tecnologias limpas e energia renovável, reforçando o compromisso bilateral com práticas sustentáveis e inovação no setor agropecuário. Com informações Canal Rural.