|
Hoje é Sábado, 25 de Outubro de 2025.
Foto: Divulgação PROCON MS
Por: Editorial | 28/03/2025 07:56
A equipe do Procon de Mato Grosso do Sul participa da 35ª reunião do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), realizada entre os dias 26 e 28 de março, em Vitória (ES). O encontro reúne especialistas e representantes de órgãos de defesa do consumidor de todo o país para debater melhorias nas políticas de proteção aos consumidores.
Entre os principais temas discutidos estão o aprimoramento das plataformas ProConsumidor e Consumidor.gov.br, a prevenção e combate ao superendividamento, a segurança de produtos, a rotulagem e a propaganda enganosa. Além disso, serão disponibilizadas versões acessíveis do Código de Defesa do Consumidor.
Segundo o secretário-executivo do Procon-MS, Angelo Motti, a participação no evento é fundamental para trocar experiências e fortalecer a atuação do órgão no estado. “O encontro permite estreitar laços institucionais e conhecer as boas práticas adotadas em outros estados na defesa dos consumidores”, destacou.
A delegação do Procon-MS conta com a procuradora do Estado Carla Cardoso Nunes da Cunha, chefe da Coordenadoria Jurídica da PGE/MS no Procon, e Viviane Vilani, chefe de atendimento. Entre os palestrantes, está Rosimeire Cecília da Costa, coordenadora de atendimento do Procon-MS e presidente do Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS (Concen).
Preocupação com o superendividamento
Na abertura do evento, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, ressaltou a importância dos Procons na construção da cidadania e destacou o aumento do superendividamento associado às apostas esportivas eletrônicas.
“O vício em jogos pode ser tão prejudicial quanto o vício em drogas e álcool”, alertou Damous, enfatizando a necessidade de medidas para enfrentar essa questão.
A reunião do SNDC é promovida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Procon-ES. O evento conta com transmissão ao vivo pelo YouTube. Com informações de Douradosnews.
