| Hoje é Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025.

Brasil poderá exportar até 300 mil toneladas de carne bovina ao Vietnã


Acordo firmado entre os dois países abre mercado vietnamita para a carne bovina brasileira e fortalece o comércio no Sudeste Asiático
Foto: Governo de Rondônia Por: Editorial | 28/03/2025 09:52
Brasil e Vietnã assinaram um Plano de Ação para a Implementação da Parceria Estratégica entre os dois países. O documento prevê diversas medidas para fortalecer as relações bilaterais, incluindo a abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira. O acordo foi oficializado em Hanói, capital do Vietnã, após encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente vietnamita Luong Cuong.
Segundo o governo, a assinatura do plano eleva a cooperação entre os países a um novo patamar, ampliando oportunidades comerciais e investimentos.
Expansão do comércio e impacto na pecuária brasileira
A abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira deve impulsionar as exportações do setor. O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Roberto Perosa, que acompanha a comitiva brasileira, afirmou que o Brasil pode exportar até 300 mil toneladas de carne bovina ao Vietnã.
“A indústria brasileira da carne bovina terá mais oportunidades de diversificação, garantindo o abastecimento interno e fortalecendo as exportações para o mercado asiático. É um momento muito positivo para o setor”, destacou Perosa.
Antes da visita ao Vietnã, a delegação brasileira esteve no Japão, onde também discutiu a possibilidade de exportação de carnes para o mercado japonês. “Estamos esperançosos de que as verificações do governo japonês ocorram em breve, abrindo mais essa importante frente comercial para o Brasil”, acrescentou Perosa.
Ele também ressaltou a importância da viagem para a expansão dos mercados da carne bovina brasileira. “Estamos levando renda para produtores, pecuaristas e indústrias, fortalecendo a balança comercial do país e gerando novas oportunidades por meio da ação conjunta do governo e do setor empresarial”, concluiu.
Vietnã: parceiro estratégico do Brasil
O Vietnã consolidou-se como o principal destino das importações brasileiras na ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e figura como o 14º maior fornecedor de produtos para o Brasil. O país asiático já recebe mais exportações brasileiras do que Portugal, Reino Unido, França e Paraguai.
No setor agropecuário, o Vietnã ocupa a quinta posição entre os maiores compradores de produtos do agronegócio brasileiro. O Brasil fornece cerca de 70% da soja importada pelo Vietnã, além de ser o principal fornecedor de carne suína (37%), o segundo maior de carne de frango e de algodão.
Com a nova abertura para a carne bovina, a expectativa é que o comércio bilateral continue crescendo, fortalecendo a parceria estratégica entre as duas nações.



Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: