| Hoje é Sexta-feira, 17 de Outubro de 2025.

Início do Campeonato Brasileiro Série A de 2025: Novas Regras Prometem Revolucionar a Competição


Medidas para acelerar o jogo e combater práticas indesejadas prometem transformar a competição.
Foto: Staff Images/CBF Por: Editorial | 29/03/2025 09:03

O Campeonato Brasileiro Série A de 2025 começa neste fim de semana, trazendo importantes inovações que visam agilizar o jogo e combater práticas como a "cera" e as simulações. Com seis jogos programados para sábado (29), três no domingo (30) e o encerramento da rodada na segunda-feira (31), a competição traz novas regras que prometem transformar a dinâmica das partidas.

Uma das grandes novidades é a implementação do Sistema de Bolas Múltiplas. Serão 14 bolas distribuídas em cones ao redor do campo para acelerar a reposição, com cinco bolas a cada 20 metros nas laterais e duas próximas às linhas de fundo. O objetivo é reduzir as paralisações, com os gandulas colocando as bolas nos suportes sem entregá-las diretamente aos jogadores.

Outra mudança importante é a limitação de 8 segundos para o goleiro segurar a bola com as mãos, uma adaptação às regras da Fifa para 2025/26. Caso o tempo seja excedido, o adversário ganhará um escanteio – uma mudança significativa em relação à antiga regra do tiro livre indireto, que era pouco aplicada. Além disso, o árbitro sinalizará uma contagem regressiva visível após 3 segundos.

A CBF também intensificará o combate às simulações. Árbitros e o VAR terão um papel crucial na identificação de jogadas teatrais. Se um pênalti for marcado indevidamente por simulação, o jogador receberá cartão amarelo e a penalidade será anulada. Segundo a Comissão de Arbitragem, essa medida busca reforçar o fair play e aprimorar a percepção dos árbitros com o apoio do VAR.

Outra mudança relevante é que apenas o capitão poderá reclamar com o árbitro sobre decisões em campo. Caso outros jogadores façam reclamações, estarão sujeitos a cartão amarelo, reforçando a disciplina nas partidas.

A qualidade da arbitragem será garantida por um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais, formado por ex-árbitros da Fifa, incluindo Nicola Rizzoli (Itália), Nestor Pitana (Argentina) e Sandro Meira Ricci (Brasil), trazendo sua vasta experiência de Copas do Mundo.

O campeonato também adotará o Protocolo Global de Combate ao Racismo da Fifa. Jogadores, árbitros e oficiais poderão denunciar atos racistas cruzando os braços em forma de “X”, demonstrando o compromisso da competição com a inclusão e a igualdade.

Além disso, o Brasileirão 2025 terá paradas durante as Datas Fifa e o Mundial de Clubes, que ocorrerá de 15 de junho a 13 de julho, nos EUA, com a participação de clubes como Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo. Nos períodos sem compromissos internacionais, os times poderão realizar intertemporadas ou excursões.

Por fim, o Protocolo de Concussão da Fifa permitirá uma substituição extra em casos de lesões na cabeça, com diagnóstico do médico da equipe sendo sinalizado por um cartão vermelho. As inscrições dos jogadores devem ser feitas até o dia 28 de março, com possibilidade de até 8 trocas até 3 de outubro.

Confira os jogos da 1ª rodada (Jogo - horário - estádio - transmissão):

Sábado (29):

  • São Paulo x Sport - 17h30 - Morumbi - Premiere e SporTV

  • Cruzeiro x Mirassol - 17h30 - Mineirão - Prime Video

  • Grêmio x Atlético - 17h30 - Arena do Grêmio - Premiere

  • Fortaleza x Fluminense - 17h30 - Castelão - Premiere

  • Juventude x Vitória - 17h30 - Alfredo Jaconi - Premiere

  • Flamengo x Internacional - 20h - Maracanã - Premiere e SporTV

Domingo (30):

  • Palmeiras x Botafogo - 15h - Allianz Parque - Premiere e Globo

  • Vasco x Santos - 17h30 - São Januário - Premiere e Record

  • Bahia x Corinthians - 19h - Arena Fonte Nova - Premiere

Segunda-feira (31):

  • Red Bull Bragantino x Ceará - 20h - Nabi Abi Chedid - Premiere




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: