O ChatGPT registrou um crescimento impressionante nesta segunda-feira (31), alcançando 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora. A conquista foi anunciada por Sam Altman, CEO da OpenAI, responsável pela tecnologia. O aumento da popularidade foi impulsionado pelas imagens geradas no estilo do Studio Ghibli, renomado estúdio de animação japonês, embora a OpenAI não tenha divulgado o número total de usuários da plataforma.
A empresa alertou sobre a necessidade de cautela no uso de estilos visuais inspirados em estúdios de animação, destacando que continua a evitar a geração de imagens no estilo de artistas vivos individuais. No entanto, estilos de estúdios mais amplos são permitidos, sendo utilizados para criar e compartilhar algumas criações originais de fãs. "Estamos aprendendo com o uso e o feedback do mundo real. Continuaremos refinando nossas políticas à medida que avançamos", afirmou a OpenAI.
A utilização de imagens geradas por IA não se limitou ao público geral, alcançando também diversas lideranças políticas, que aproveitaram a tendência para interagir com seus seguidores. Entre os políticos que compartilham imagens estão o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. No Brasil, governadores como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Helder Barbalho (MDB-PA), e Romeu Zema (Novo-MG) também se destacaram, além de prefeitos como João Campos (PSB), do Recife (PE), e Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro (RJ), que compartilharam versões estilizadas de suas imagens, gerando repercussão nas redes sociais.