| Hoje é Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025.

Surf do Brasil é destaque na WSL: Seis garantem vaga direta em El Salvador


Atuação dominante evita repescagem e mantém o país entre os favoritos.
Foto: Aaron Hughes/World Surf League/Direitos Reservados Por: Editorial | 04/04/2025 09:22

Seis dos dez surfistas brasileiros que disputam a etapa de El Salvador da Liga Mundial de Surfe (World Surf League – WSL) já garantiram vaga direta na terceira fase da competição. Na quinta-feira (3), segundo dia de disputas na praia de Punta Roca, no Oceano Pacífico, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Ian Gouveia e Deivid “DVD” Silva se classificaram com boas atuações. Eles se juntaram a João “Chumbinho” Chianca e Yago Dora, que avançaram na quarta-feira (2), quando as baterias masculinas começaram, mas foram interrompidas devido à piora nas condições do mar.

No feminino, o Brasil conta apenas com Luana Silva, que ainda não estreou na competição.

O potiguar Ítalo Ferreira, atual líder do ranking, foi o primeiro brasileiro a avançar nesta quinta. Ele encarou o australiano George Pittar e o anfitrião Bryan Perez. Apesar do início lento, Ítalo arrancou uma nota 8.00 nos minutos finais com um aéreo e boas manobras, somando 14.67 no total e avançando em primeiro. Pittar (14.17) também passou, enquanto Perez (8.80) foi para a repescagem.

Na sequência, o bicampeão mundial Filipe Toledo brilhou ao lado de Ian Gouveia. Contra o mexicano Alan Cleland, Filipinho fez a melhor apresentação do dia, com o maior somatório da etapa até o momento: 15.77. Gouveia avançou em segundo, com 10.90, e Cleland (10.34) caiu para a repescagem.

Na última bateria do dia, os paulistas Miguel Pupo e Deivid “DVD” Silva enfrentaram o norte-americano Jake Marshall. Marshall ficou em primeiro (12.16), enquanto DVD virou sobre Pupo no último minuto, garantindo a vaga com 9.56. Miguel Pupo, com 9.29, terá que disputar a repescagem.

Além dele, outros três brasileiros também seguem para a repescagem: Alejo Muniz, Edgard Groggia e Samuel Pupo, irmão de Miguel.

A disputa feminina, que começaria após o encerramento das baterias masculinas, foi adiada devido à maré baixa. Luana Silva, única representante brasileira após o afastamento de Tatiana Weston-Webb por motivos de saúde, aguarda sua estreia. A janela da etapa de El Salvador vai até o dia 12 de abril. Com informações Agência Brasil.

 




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: