A formação de áreas de instabilidade deve provocar chuvas intensas neste fim de semana entre o oeste do Paraná e o sul e centro-oeste de Mato Grosso do Sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há risco de granizo e ventos fortes na região.
A partir da madrugada de sábado (12), a instabilidade deve se intensificar, com previsão de acumulados entre 30 mm e 50 mm, acompanhados de rajadas de vento de até 60 km/h. Em pontos isolados, os volumes de chuva podem atingir 100 mm, com ventos chegando aos 100 km/h.
No domingo (13), as chuvas devem avançar por toda a região Sul, com pancadas intensas nos três Estados.
Já no Norte e Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando com força. A previsão indica chuva em áreas do litoral norte do Nordeste e em boa parte da Região Norte, com destaque para Amazonas, Rondônia e Pará, onde há expectativa de chuvas mais intensas.
No Sudeste, o sistema que trouxe instabilidades durante a semana perde força. No entanto, com o aumento das temperaturas e a umidade do ar, há chance de tempestades isoladas no domingo, especialmente no oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Em São Paulo, os termômetros podem ultrapassar os 28°C. Com informações Globo Rural.