| Hoje é Terça-feira, 14 de Outubro de 2025.

24 Mortos em Ataque a Turistas na Índia: Polícia Chama de Massacre


Homens armados atacaram turistas em Pahalgam, na Caxemira, região disputada entre Índia e Paquistão.
Paramédicos e policiais carregam turista ferido para hospital em Anantnag após ataque contra turistas em 22 de abril de 2025. — Foto: Tauseef Mustafa/AFP Por: Editorial | 22/04/2025 16:03

Pelo menos 24 pessoas morreram na região da Caxemira administrada pela Índia, após homens armados abrirem fogo contra turistas, informou um alto funcionário da polícia à agência France Presse (AFP). As autoridades indianas classificaram o ataque como o pior contra civis em anos.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, condenou o "ato hediondo" e garantiu que os responsáveis serão "levados à Justiça". Ele ainda mencionou que equipes de emergência estão no local para prestar socorro às vítimas.

Um guia turístico, que falou à AFP, disse ter chegado ao local após ouvir disparos e ajudado a carregar alguns dos feridos a cavalo. As nacionalidades dos turistas atingidos ainda não foram divulgadas.

"Vi vários homens caídos no chão, parecendo mortos", relatou Waheed, que preferiu não revelar seu sobrenome.

O ataque ocorreu em Pahalgam, na Caxemira, uma região predominantemente muçulmana que é disputada entre a Índia e o Paquistão desde a independência do Reino Unido em 1947.

Um oficial da polícia local, que falou sob anonimato, descreveu o ataque como um massacre, no qual pelo menos 24 pessoas perderam a vida.

Até o momento da publicação, nenhum grupo havia reivindicado a autoria do ataque, mas a região do Himalaia tem sido palco de uma insurgência desde 1989, com rebeldes lutando pela independência ou pela anexação ao Paquistão.

Nos últimos anos, as autoridades indianas promoveram a Caxemira como um destino turístico, tanto para o esqui no inverno quanto para escapar do calor intenso de outras partes da Índia durante o verão. Em 2024, cerca de 3,5 milhões de turistas visitaram a região, a maioria deles de origem indiana.

A Índia frequentemente acusa o Paquistão de apoiar os grupos armados envolvidos na insurgência, enquanto Islamabad nega essas alegações, afirmando que apoia apenas a luta da Caxemira por autodeterminação. Com informações G1




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: