| Hoje é Domingo, 28 de Junho de 2026.

Lei Maria da Penha é alterada para permitir monitoramento eletrônico de agressores


Nova medida visa reforçar a proteção de vítimas e facilitar o trabalho das autoridades em casos de violência doméstica.
Foto: Divulgação Por: Editorial | 27/04/2025 02:06
A violência doméstica no Brasil tem se mostrado uma preocupação crescente nos últimos anos, com um aumento alarmante nos casos de agressões físicas, psicológicas e sexuais contra mulheres. Mesmo com leis de proteção como a Lei Maria da Penha, muitas vítimas continuam enfrentando dificuldades para garantir sua segurança e a efetiva aplicação das medidas protetivas.
Em resposta a esse cenário, foi sancionada na última sexta-feira (25) a Lei nº 15.125, que altera a legislação para permitir o monitoramento eletrônico de agressores em situações de violência doméstica e familiar.
A partir de agora, durante a aplicação de medida protetiva de urgência, o agressor poderá ser obrigado a usar tornozeleira eletrônica. Além disso, a vítima poderá receber um dispositivo de segurança que alertará caso o agressor se aproxime, proporcionando maior segurança e controle.
A medida, que já está em vigor em todo o país, tem como objetivo reforçar a proteção das mulheres em situação de risco e facilitar o monitoramento das autoridades quanto ao descumprimento das medidas protetivas.
A nova norma foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representa um avanço importante no combate à violência doméstica no Brasil.



Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: