A cidade de Corumbá registrou 18 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2025, todas entre pessoas não vacinadas, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde. Diante do cenário, a prefeitura intensificou a campanha de imunização e realiza neste sábado, 10 de maio, o “Dia D” da vacinação.
O secretário de Saúde, Antônio Juliano de Barros, alertou para a gravidade da situação e reforçou que a vacinação é a principal forma de prevenção. “A única forma de evitar é a imunização”, afirmou. Ele destacou que os dados reforçam a importância da vacina, especialmente para os grupos mais vulneráveis.
Com o aumento da demanda, pontos extras de vacinação foram ativados, como a Unidade da Ladeira, que excepcionalmente está funcionando durante toda a semana. O município também reforçou o número de profissionais nos postos para agilizar o atendimento.
“As vacinas estão disponíveis. Temos doses suficientes e postos espalhados por toda a cidade. Junto com outras medidas, como distanciamento e higienização das mãos, precisamos vacinar”, completou o secretário.
A campanha tem como foco crianças de até 6 anos, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas, considerados mais suscetíveis a complicações causadas pela SRAG. “Sem a proteção da vacina, essas pessoas ficam mais expostas ao vírus”, alertou Barros.
O “Dia D” de imunização acontecerá das 8h às 16h em todos os postos de saúde, além de um ponto de drive-thru no Poliesportivo. A meta da campanha é vacinar 25.650 pessoas dos grupos prioritários. Até o momento, cerca de 19 mil doses já foram aplicadas. Com informações O Sul-mato-grossense