A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul anunciou nesta terça-feira (13) que irá recomendar a ampliação da vacinação contra a gripe (influenza) para toda a população dos 79 municípios sul-mato-grossenses. Até então, apenas Campo Grande havia liberado a imunização para o público em geral.
Nos demais municípios, a campanha estava restrita aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, puérperas, pessoas com comorbidades, professores e profissionais da segurança pública.
A ampliação foi decidida devido à baixa procura registrada entre os grupos prioritários e à crescente ocupação de leitos hospitalares em várias regiões do estado. Uma nota técnica será enviada ainda nesta terça-feira às prefeituras, orientando sobre a liberação da vacina para todos os públicos.
A Secretaria de Saúde também informou que novas doses devem chegar ao estado nos próximos dias, enviadas pelo Ministério da Saúde. O reforço permitirá abastecer as salas de vacinação e atender à população ampliada.
A vacina contra a influenza é gratuita e segue sendo uma das principais formas de prevenção contra formas graves da doença, especialmente em um período de aumento de síndromes respiratórias. Com informações: Dourados Agora.