| Hoje é Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025.

Brasil amplia presença internacional na exportação de proteínas animais com novo convênio assinado na China


Parceria entre ABPA e ApexBrasil prevê aumento de 50% na participação em feiras internacionais e mira novos mercados estratégicos como as Filipinas, além de ações em grandes eventos globais como a COP 30 e a Copa do Mundo 2026.
Autoridades da ABPA e da ApexBrasil formalizam novo convênio em cerimônia realizada na capital chinesa, reforçando a presença do Brasil no mercado global de proteínas animais. Foto: Pixabay/arte Canal Rural. Por: Editorial | 15/05/2025 07:58

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinaram, nesta quarta-feira (14), em Pequim, na China, um novo convênio com duração de dois anos. O objetivo é ampliar a presença do Brasil nas principais feiras internacionais e fortalecer a imagem do país como um dos maiores exportadores globais de proteínas de aves, suínos e ovos.

O novo acordo representa um avanço significativo em relação ao anterior, que teve duração de 18 meses. Agora, o projeto será ampliado em 50% no número de feiras, passando de seis para nove eventos com participação brasileira estruturada, incluindo espaços exclusivos para as indústrias exportadoras. Entre os novos mercados-alvo, estão países estratégicos da Ásia, como as Filipinas.

A iniciativa foi formalizada pelos presidentes da ABPA, Ricardo Santin, e da ApexBrasil, Jorge Viana. Segundo Isis Sardella, gerente de marketing e promoção comercial da ABPA e gestora do projeto, a nova fase marca um amadurecimento da estratégia brasileira de promoção no exterior. “O novo convênio conta com uma gama de ações e uma ampliação estratégica na promoção de negócios que deverão gerar impactos diretos nas exportações brasileiras”, afirma.

Além da participação em feiras como Sial China, Anuga Alemanha, Sial Paris e Gulfood, o projeto também prevê atuação em grandes vitrines internacionais, como a COP 30, a Expo Mundial e a Copa do Mundo de 2026. Esses eventos são considerados oportunidades-chave para expandir a visibilidade da proteína animal brasileira e fomentar novos acordos comerciais.

Durante o convênio anterior, a atuação internacional gerou resultados expressivos: apenas nas feiras globais, foram consolidados US$ 820 milhões em exportações. No total, segundo a ApexBrasil, o volume de negócios sequentes à participação brasileira nos eventos somou US$ 3,9 bilhões.

“O convênio deve apoiar o Brasil a estabelecer novos patamares de negócios em exportações, que já sinalizam recorde para este ano. Vai ao encontro de uma nova fase da estratégia brasileira de promoção da proteína animal, com novos mercados, novas estruturas e a expectativa de geração de mais receitas cambiais para os setores e as comunidades produtoras”, destaca Ricardo Santin, presidente da ABPA.

A assinatura do convênio coincidiu com a inauguração do novo espaço da ABPA e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), com apoio da ApexBrasil, em Pequim. Na ocasião, também foi firmado um Memorando de Entendimento entre ABPA, Abiec, ApexBrasil e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com o intuito de intensificar as ações conjuntas de fomento às exportações de proteínas animais do Brasil.

Com esse novo passo, o setor de proteína animal reafirma seu papel estratégico na economia brasileira e amplia suas conexões com mercados internacionais cada vez mais exigentes e competitivos. Com informações: Canal Rural.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: