Um procedimento raro foi realizado no São Lucas Hospital Center, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Equipes médicas realizaram a captação de órgãos de um adolescente de 15 anos com diagnóstico de morte encefálica. Foram retirados o coração, dois rins e o fígado.
O coração foi encaminhado com urgência para São Paulo, onde beneficiará um paciente que aguarda há muito tempo na fila de transplantes. O paciente, atualmente internado devido a insuficiência cardíaca, poderá ter uma nova chance de vida graças à doação. Segundo o cirurgião cardiovascular Lucas Fernandes Bonamigo, o procedimento exige precisão e agilidade. “Após ser pinçado, o coração precisa voltar a bater em até quatro horas”, explicou.
O transporte foi feito sob escolta da Guarda Municipal de Cascavel até o aeroporto da cidade, de onde a equipe médica e o órgão seguiram viagem em uma aeronave. Os rins e o fígado também serão encaminhados, mas em outra aeronave, com destino a Curitiba.
Todo o processo só foi possível pela generosidade da família do adolescente, que, mesmo em meio à dor, optou pela doação. A psicóloga hospitalar Jennifer Lima Ho destacou o acolhimento oferecido aos familiares, que ajudou no entendimento do quadro clínico. “É uma colaboração incrível. Mesmo em um momento tão difícil, essa família escolheu salvar vidas”, afirmou.
O procedimento foi realizado graças a uma força-tarefa que envolveu o Hospital São Lucas, a Força Aérea Brasileira, a Central de Transplantes do Paraná e equipes médicas de São Paulo e Curitiba. Participaram da operação dois profissionais vindos da capital paulista — um cirurgião e uma instrumentadora — além de uma equipe de Curitiba formada por cirurgião, residente e instrumentadora.
"Gostaria muito de agradecer à família que fez essa doação. Em um momento tão difícil, eles tiveram a iluminação de pensar no próximo", concluiu o cirurgião Lucas Bonamigo. Com informações: Catve.com.