| Hoje é Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025.

Casos de síndrome respiratória disparam em Umuarama em 2025


Número de hospitalizações mais que dobra em relação a 2024 e preocupa autoridades de saúde; crianças são as mais afetadas e medidas preventivas ganham ainda mais importância.
Cresce o número de internações por SRAG em Umuarama: crianças lideram os casos graves registrados em 2025. Imagem ilustrativa. Por: Editorial | 20/05/2025 07:47

O número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) deu um salto preocupante em Umuarama em 2025. De acordo com dados do boletim epidemiológico da 12ª Regional de Saúde, entre 1º de janeiro e 19 de maio foram registrados 112 casos da doença — mais que o dobro dos 52 casos contabilizados no mesmo período do ano passado.

Apesar dos números já chamarem atenção, o levantamento ainda é parcial e considera os dados disponíveis até 13 de maio. Os registros incluem apenas os casos mais graves, que exigem internação hospitalar. Casos leves de gripe tratados de forma ambulatorial não entram na estatística.

Segundo a chefe de divisão da 12ª Regional de Saúde, Camila Fúrio, o cenário exige atenção redobrada, sobretudo em relação às crianças. “O aumento mais expressivo tem ocorrido na faixa etária entre 1 e 11 anos”, informou. Nos últimos dois meses, houve um crescimento significativo nas hospitalizações de menores de 12 anos em comparação ao mesmo período de 2024.

Atenção às crianças e orientação para os municípios

Diante desse panorama, os serviços de saúde e as famílias devem adotar uma postura preventiva e de vigilância. A orientação da 12ª Regional é que os hospitais e prontos-atendimentos municipais sigam utilizando a estratificação de risco e a avaliação clínica como critérios para decidir o encaminhamento dos casos.

A regional reforça que a organização do fluxo de atendimento continua sob responsabilidade dos municípios, conforme diretrizes anteriores.

Vacinação e prevenção são as melhores estratégias

Com a chegada do inverno — período de maior circulação de vírus respiratórios —, a 12ª Regional faz um alerta à população para que redobre os cuidados, especialmente com crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

A vacinação contra a Influenza e a COVID-19 segue como a principal estratégia para prevenir casos graves e mortes. A recomendação é seguir as diretrizes do Ministério da Saúde, com atenção especial aos grupos prioritários.

Além disso, as autoridades destacam a importância das medidas de higiene e comportamento, como:

  • Lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel 70%.

  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.

  • Manter ambientes ventilados e evitar aglomerações.

  • Não compartilhar objetos pessoais como copos e talheres.

  • Procurar atendimento médico em caso de sintomas gripais.

Cuidados reforçados podem evitar agravamento

Os sintomas da SRAG geralmente incluem febre, tosse seca, mal-estar, dores no corpo e na garganta, além de sinais como diarreia, vômito e fadiga. Em caso de aparecimento desses sinais, é fundamental buscar atendimento médico.

O expressivo aumento nos casos em Umuarama acende um alerta importante para toda a comunidade. A adoção rigorosa das medidas preventivas, aliada à vacinação, é fundamental para conter a propagação dos vírus respiratórios e proteger os grupos mais vulneráveis. Com informações: Obemdito.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: