Nesta terça-feira (27), o Bioparque Pantanal, em Campo Grande, será palco do encerramento nacional do Maio Amarelo 2025, movimento que mobiliza o Brasil e o mundo em prol de um trânsito mais seguro. O evento marcará o fechamento de um mês inteiro de ações educativas e campanhas de conscientização, com a presença de autoridades, especialistas e representantes de trânsito de diversas regiões do país.
Criado a partir de uma resolução da ONU em 2011 e implantado no Brasil em 2014, o Maio Amarelo utiliza o mês de maio como referência para chamar atenção à segurança viária. A cor amarela foi escolhida por remeter à sinalização de advertência no trânsito.
Mato Grosso do Sul foi o estado selecionado para sediar o encerramento nacional devido à sua forte atuação em ações educativas e por ser o único estado com todos os municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A programação inclui apresentações culturais, palestras e o balanço oficial das ações realizadas em 2025.
A abertura contará com a peça teatral vencedora do Prêmio Fetran MS 2024. Em seguida, será apresentado o relatório nacional com os principais dados e resultados do movimento, conduzido por Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
O encerramento terá ainda uma palestra com o apresentador e piloto de testes Cesar Urnhani, que também é Embaixador do Maio Amarelo. Ele abordará o tema “Qualidade de Vida e Segurança na Mobilidade”, reforçando a importância de atitudes conscientes no trânsito.
O evento é uma realização do ONSV, em parceria com o Detran-MS, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e Ministério dos Transportes. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do Detran-MS no YouTube. Com informações: Agência de Notícias.