| Hoje é Terça-feira, 19 de Agosto de 2025.

Junho Prata 2025 começa com foco em laços intergeracionais e combate à violência contra idosos


Evento de abertura será no dia 2 de junho, na UEMS em Campo Grande, e marca o início de uma campanha estadual de valorização da pessoa idosa com palestras, cultura e cinema.
O que cada um tem a aprender com o outro? Intergeracionalidade é o tema da campanha deste ano. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC). Por: Editorial | 29/05/2025 14:56

Com o tema “Fortalecendo Laços: Saberes e Práticas Intergeracionais no Enfrentamento à Violência contra as Pessoas Idosas”, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), promove no próximo dia 2 de junho, às 8h, a solenidade de abertura do Junho Prata 2025.

A cerimônia será realizada no auditório do Bloco A da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, e dá início a uma extensa programação voltada à valorização, proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa em todo o estado.

Foto:  Paula Maciulevicius/SEC.

O Junho Prata é uma campanha reconhecida no calendário oficial de MS por fomentar a conscientização sobre o enfrentamento de todas as formas de violência contra idosos, além de estimular o respeito, a inclusão e a convivência harmoniosa entre gerações.

Este ano, a intergeracionalidade é o centro da campanha, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre jovens, adultos e idosos. “Mais do que uma campanha, o Junho Prata é um chamado à ação conjunta. Precisamos enxergar e valorizar o papel das pessoas idosas em nossas vidas”, destacou a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa. Para ela, a sabedoria acumulada pelos mais velhos é um patrimônio social que deve ser preservado, ouvido e respeitado.

A abertura contará com a presença de autoridades, especialistas, representantes da sociedade civil e apresentações culturais. Também será lançado o calendário oficial com ações que ocorrerão ao longo do mês, fortalecendo a rede de cuidado e escuta ativa entre gerações.

Cine Maturidade: cinema e reflexão

Como parte da programação, o Cine Maturidade será realizado no mesmo dia, às 13h30, também na UEMS. A proposta é reunir pessoas idosas e a comunidade para a exibição do curta-metragem brasileiro “Napo”, que retrata a relação afetiva entre avô e neto frente aos desafios do Alzheimer.

Mais do que uma sessão de cinema, o Cine Maturidade pretende ser um espaço de afeto, memória e sensibilização sobre o envelhecer com dignidade, respeito e amor.

A UEMS está localizada na Av. Dom Antônio Barbosa, 4155 – Vila Santo Amaro, em Campo Grande. A programação segue ao longo do mês com atividades que promovem o cuidado coletivo e a solidariedade entre gerações. Com informações: Agência de Notícias.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: