| Hoje é Domingo, 19 de Outubro de 2025.

Governo e MPMS discutem melhorias para a Polícia Civil e combate à violência doméstica


Reunião interinstitucional tratou da modernização das delegacias, implantação do inquérito eletrônico e ações de enfrentamento à violência de gênero em Mato Grosso do Sul.
Secretário Antonio Carlos Videira, promotores e delegados durante reunião na Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande. Foto: Assessoria. Por: Editorial | 06/06/2025 13:13

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Delegacia-Geral da Polícia Civil participaram, na quarta-feira (4), de uma reunião com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) para discutir melhorias estruturais e operacionais nas unidades policiais do estado, com foco especial no enfrentamento à violência doméstica. O encontro ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande.

Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a reunião reafirma o compromisso do Governo do Estado com a valorização dos profissionais da segurança pública e com a modernização das estruturas da Polícia Civil. “Esse diálogo interinstitucional é essencial para garantir o fortalecimento da Polícia Civil e a melhoria dos serviços prestados à população sul-mato-grossense, especialmente no enfrentamento à violência doméstica”, ressaltou.

Durante o encontro, foi apresentado o Roteiro de Atuação nos casos de Violência Doméstica, elaborado pelo MPMS com o objetivo de orientar a atuação de delegados e policiais civis. Também foi analisado um relatório diagnóstico produzido pelo Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), com dados de 114 delegacias de 69 municípios, colhidos entre 8 de abril e 8 de maio deste ano.

A modernização da atividade policial também esteve na pauta, com destaque para a implantação do inquérito eletrônico, estabilização de sistemas operacionais e medidas administrativas que reduzam a carga burocrática sobre os agentes, permitindo maior foco na investigação.

Coordenador do Gacep, o promotor Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos explicou que o relatório visa “fortalecer a efetividade da Polícia Civil, assegurar o cumprimento das normas legais e propor soluções viáveis para desafios históricos enfrentados pelas forças de segurança”.

O delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, reforçou a importância da cooperação institucional: “A união de esforços é o caminho para superar deficiências estruturais e avançar em direção a uma Polícia Civil mais moderna e eficaz”, afirmou.

Foram ainda compartilhadas boas práticas observadas em delegacias, como o uso de câmeras integradas, digitalização de processos e o programa Dialogando Igualdades, desenvolvido em Fátima do Sul, com foco na prevenção da violência de gênero.

Para o procurador-geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, o relatório apresentado é reflexo do compromisso institucional com a segurança pública. “Nosso objetivo é contribuir de forma concreta com propostas que possam ser implementadas a curto, médio e longo prazo, sempre em diálogo com as instituições envolvidas”, declarou.

Também participaram da reunião a promotora Clarissa Carlotto Torres, coordenadora-adjunta do Nevid; o promotor Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior, da força-tarefa de enfrentamento à violência doméstica; e as promotoras Cristiane Amaral Cavalcante e Daniele Borghetti Zampieri, integrantes do Gacep. Com informações: Agência De Notícias.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: