| Hoje é Sábado, 21 de Junho de 2025.

Dia Nacional da Imunização tem capacitação prática sobre vacina BCG em maternidade de Campo Grande


Curso híbrido promovido pela SES e ETSUS qualifica profissionais do SUS para aplicação correta da BCG e fortalece cobertura vacinal em todo o estado.
Profissionais de saúde durante a etapa prática do curso de BCG na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande. Foto: Acessória. Por: Editorial | 10/06/2025 07:48

Em alusão ao Dia Nacional da Imunização, comemorado nesta segunda-feira (9), a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), por meio da Coordenadoria de Imunização e da Escola Técnica do SUS (ETSUS) Professora Ena de Araújo Galvão, realiza a segunda etapa do ‘Curso Híbrido de BCG’. A formação prática acontece na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande, e tem como foco qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para a aplicação correta da vacina que protege contra as formas graves de tuberculose.

Voltado para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, o curso soma 56 horas entre aulas teóricas on-line e práticas presenciais. A formação garante certificação aos participantes e tem como meta ampliar a cobertura vacinal nos 79 municípios do estado, além de formar multiplicadores regionais.

Para a enfermeira Elizabeth Gonçalves, de Aquidauana, participar da capacitação é motivo de orgulho. “Com o curso, poderei ampliar o acesso à vacina BCG em minha cidade, onde atualmente apenas duas unidades de saúde oferecem o imunizante. Me sinto grata por contribuir com a saúde dos recém-nascidos”, afirmou.

Na Maternidade Cândido Mariano, referência na capital, são aplicadas cerca de 600 doses mensais da BCG em bebês de Campo Grande e de outras cidades do interior. A responsável pela Sala de Imunização da unidade, enfermeira Keila Lacerda, destaca que a recusa à vacina é baixa. “A maioria das recusas ocorre por escolha dos pais em aguardar o teste do pezinho. Ainda assim, conseguimos alcançar quase 100% dos recém-nascidos”, explicou.

De acordo com a gerente de Imunização da SES, Maristela Chamorro, o curso faz parte de uma estratégia maior do projeto MS Vacina Mais, que tem garantido avanços importantes na saúde pública. “Denominamos a BCG como ‘ato de amor’ por ser a primeira vacina recebida pela criança. O curso não só capacita, mas resgata a confiança na vacinação”, ressaltou.

Em 2024, 131 profissionais já foram capacitados pela ETSUS para aplicação da BCG. Só neste ano, 40 alunos concluíram o curso. A professora e enfermeira Suélen da Silva, que supervisiona a parte prática da formação, explica que o impacto vai além da técnica: “Esses profissionais voltam às suas cidades mais preparados e tornam-se multiplicadores do conhecimento.”

A vacina BCG é administrada em dose única, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida do bebê. Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Mato Grosso do Sul registrou uma cobertura vacinal de 90,07% de janeiro a março de 2025. No ano anterior, o estado superou a meta e alcançou 104,81%.

As capacitações fazem parte de um conjunto de ações que incluem campanhas como MS Vacina Mais Plus, Aluno Imunizado e Cuidar de Quem Cuida. Em 2024, mais de 263 mil doses de imunizantes foram aplicadas, resultado de um investimento estadual de quase R$ 2 milhões.

O fortalecimento das políticas públicas de imunização segue como prioridade do Governo do Estado, com foco na prevenção de doenças e na ampliação do acesso às vacinas em todo o território sul-mato-grossense.Com informações: Agência de Notícias.

 

 




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: