Na última sexta-feira (6), a Receita Federal realizou a segunda entrega de mercadorias apreendidas ao Hospital do Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande (MS). Desta vez, foram doados 400 quilos de cabelos, reafirmando o compromisso do órgão com ações de responsabilidade social e apoio à saúde pública.
A iniciativa tem ajudado diretamente na arrecadação de recursos para a aquisição de um acelerador linear de última geração, equipamento essencial para o tratamento de pacientes oncológicos. O aparelho, que custa cerca de R$ 9 milhões, vem sendo viabilizado com a ajuda de bazares promovidos pela instituição a partir dos itens doados. Com os produtos recebidos na primeira entrega, o hospital arrecadou aproximadamente R$ 936 mil em dois eventos beneficentes. Um novo bazar já está previsto com os cabelos recebidos na doação mais recente.
Além de contribuir com a compra do acelerador, os valores arrecadados também poderão ser destinados a melhorias na estrutura física, reformas ou aquisição de outros equipamentos hospitalares, ampliando a capacidade de atendimento e beneficiando diretamente a população sul-mato-grossense.
A doação foi viabilizada pela Alfândega da Receita Federal em Ponta Porã (MS), responsável pelos trâmites administrativos, com a formalização assinada pela Superintendência da Receita Federal na 1ª Região Fiscal. A entrega contou com a presença da presidente do hospital, Sueli Lopes Telles, do administrador Amilton F. Alvarenga e do coordenador operacional Luciano Nachif.
Filantrópico, o Hospital do Câncer Alfredo Abrão realiza 72% dos atendimentos oncológicos no estado, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa da Receita Federal reforça a importância da destinação social de bens apreendidos, promovendo impactos concretos e positivos na área da saúde pública.Com informações: Receita Federal.