| Hoje é Quinta-feira, 03 de Julho de 2025.

Parque Linear do Segredo, em Campo Grande, vira abrigo e depósito de lixo após 14 anos de abandono


Prometido como espaço de lazer e contato com a natureza, local inaugurado em 2011 acumula depredações, mato alto e sinais de uso por moradores em situação de rua; estrutura nunca foi finalizada.
Uma das quadras do parque está sem tabela de basquete e tomada pela deterioração. Foto: Juliano Almeida Por: Editorial | 13/06/2025 15:18

Construído com o objetivo de unir atividades esportivas e contato com a natureza, o Parque Linear Presidente Jânio Quadros — mais conhecido como Parque Linear do Segredo — hoje representa o oposto do que foi prometido. Inaugurado em 2011, às margens da Avenida Heráclito Diniz de Figueiredo, em Campo Grande, o espaço enfrenta abandono, depredação e virou abrigo improvisado para moradores em situação de rua.

Localizado na região do bairro Estrela do Sul, o parque está tomado pelo mato, com lixo espalhado por todos os lados, grades arrombadas, descartes de marmitas e até fogareiros improvisados. De toda a estrutura anunciada, apenas a pista de caminhada e a ciclovia ainda podem ser usadas pela população.

A área foi concebida como uma alternativa de lazer para as famílias da região, com quadras esportivas, centros comunitários, praças e ciclovias ao longo de 4,5 km. Mas as quadras estão sem cestas, o piso desgastado e sem pintura; os prédios não têm cobertura e os postes estão apagados, reflexo do furto de fiação, segundo os moradores.

“À noite aqui é uma escuridão total. Tem uns três ou quatro moradores de rua que dormem aí. Já foi bem movimentado, até horta tinha com as crianças do Cras”, contou Heron Correa da Silva, que mora há mais de 20 anos no Estrela do Sul. Ele ainda leva o neto para brincar no parque, apesar das condições precárias.

Outro morador, Marcos Cabral, lembra que os frequentadores podiam pegar a chave no Cras para utilizar as quadras e materiais esportivos. Hoje, a estrutura que deveria armazenar esses equipamentos está destruída e sem teto.

Para José Geraldo Balejo Jara, presidente do Conselho Regional da Região Urbana do Segredo, o descaso com o parque é lamentável. “É uma área boa, bem localizada. No começo, o povo ficou animado. Aos domingos era cheio.” Ele afirma que chegou a sugerir à Prefeitura uma parceria com o governo estadual para transformar o local em base da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, mas a proposta não avançou.

Procurada, a Prefeitura de Campo Grande afirmou que iniciou diálogo com o Conselho Regional para discutir um novo destino para a área. Em nota, reconheceu que desde sua entrega, em meados de 2010, o local não recebeu manutenção regular, o que agravou seu estado de deterioração. Contudo, o Conselho diz não ter conhecimento sobre essa transferência de responsabilidade e reforça que a administração sempre foi da Prefeitura.

O parque foi anunciado como parte do Complexo Segredo, com investimento de R$ 35,4 milhões, financiado pelo PAC 1 do governo federal. A proposta inicial previa quadras, centros comunitários e ciclovias beneficiando mais de 20 comunidades de Campo Grande. Passados 14 anos, resta apenas a promessa esquecida entre escombros e vegetação.Com informações: Campo Grande News.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: