Com o propósito de promover a inclusão e proporcionar experiências práticas no universo do esporte adaptado, Campo Grande será palco de mais uma edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa neste sábado (14), a partir das 8 horas. O evento acontece no Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) e é voltado a crianças e adolescentes com idades entre 7 e 20 anos.
Gratuito e aberto ao público, o festival deve reunir cerca de 80 participantes da capital e oferecerá vivência em três modalidades paralímpicas: judô, paraciclismo e goalball. A iniciativa é promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
A coordenadora do Centro de Referência Paralímpico em Campo Grande, Amanda Velasco, responsável pela organização local do evento, destaca a importância da ação para despertar o interesse pelo esporte adaptado.
“O festival é voltado para crianças que ainda não tiveram contato com o esporte paralímpico. Ao participar, a criança se sente incluída, motivada e muitas vezes desperta o desejo de continuar no paradesporto”, afirma.
O evento tem também forte apelo social e educativo. Segundo o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, a ação representa mais do que uma prática esportiva.
“O Festival Paralímpico é uma ponte para a cidadania. O esporte transforma realidades e oferece dignidade e futuro para crianças com deficiência e suas famílias.”
Já o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, reforça o impacto da ação no desenvolvimento humano dos participantes.
“É uma ação que acolhe, inspira e transforma vidas. Oportunidades como essa têm o poder de mudar trajetórias, tanto no campo esportivo quanto pessoal e emocional.”
As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo link: https://forms.gle/o4UTn8LEq6f917FF6.
Com informações: Agência de Notícias