A falta de manutenção nos canteiros da PR-323, no trecho urbano de Umuarama, tem causado sérios transtornos para motoristas e moradores. O mato alto encobre placas de sinalização, bloqueia a visibilidade nos retornos, marginais e viadutos, e contribui diretamente para o aumento do risco de acidentes.
Segundo relatos, o local não recebe serviço de roçada desde fevereiro. “Está impossível ver a sinalização. A gente vai no rumo. O que estão esperando para cortar o mato, um acidente grave com muitas mortes?”, desabafa um motorista que trafega diariamente pela rodovia.
Nos últimos meses, ao menos dois acidentes graves ocorreram em áreas tomadas pela vegetação. Em um deles, uma colisão envolvendo caminhão, ambulância e carro resultou em uma morte e dez feridos. Em outro, um motociclista morreu após ser atingido por uma caminhonete durante uma tentativa de conversão.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) reconheceu o problema e informou que o serviço de roçada ainda não foi realizado. De acordo com nota oficial, o processo de contratação está em fase de análise de propostas e a expectativa é iniciar os trabalhos até o final deste mês ou começo do próximo.
Enquanto a solução não vem, motoristas seguem se arriscando em meio ao matagal, muitas vezes se orientando mais pela memória do trajeto do que pelas placas de trânsito invisíveis sob a vegetação.Com informações: O Bem Dito.