Foi sancionada nesta terça-feira (17), em Campo Grande, uma lei que proíbe veículos de recreação infantil, como carretas furacão e trens da alegria, de utilizarem músicas que façam apologia ao crime, às drogas, contenham palavrões ou conotação sexual.
De acordo com a legislação, conteúdos considerados impróprios para o público infantil não poderão ser reproduzidos durante as atividades desses veículos. A lei considera apologia ao crime qualquer música que “faça menção e defesa, justificativa ou elogio a fato tipificado como crime ou contravenção, ou que enalteça ou elogie o autor por ter praticado infrações penais”.
A multa para o descumprimento das regras é de R$ 500. Em caso de reincidência, os responsáveis poderão ter o alvará de funcionamento suspenso temporariamente. Além disso, estão previstas as seguintes penalidades:
Advertência por escrito na primeira infração;
Suspensão das atividades por prazo a ser definido pela administração municipal em caso de nova reincidência.
A fiscalização será realizada por uma secretaria ainda a ser designada pela Prefeitura, responsável por regulamentar e aplicar a nova norma. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (13).Com informações: G1.