| Hoje é Terça-feira, 19 de Agosto de 2025.

Trump considera bombardear o Irã em meio à guerra com Israel


Presidente dos EUA antecipa volta do G7 e convoca reunião com militares para discutir possível ataque a instalações nucleares iranianas.
Donald Trump durante discurso na Casa Branca; presidente diz que paciência com o Irã “está encolhendo”. Foto: Reuters Por: Editorial | 17/06/2025 14:30

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está avaliando lançar um bombardeio direto contra o Irã, em meio à escalada do conflito entre israelenses e iranianos. A informação foi divulgada nesta terça-feira (17) pelo site norte-americano Axios, que afirma que o republicano está “considerando seriamente se juntar à guerra” e ordenar ataques a instalações nucleares iranianas.

Segundo fontes do governo ouvidas pelo veículo, Trump deve se reunir ainda hoje com autoridades do Departamento de Segurança Interna na sala de situação da Casa Branca, ativada na segunda-feira (16) para monitorar os desdobramentos do confronto no Oriente Médio.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acredita que os EUA irão aderir aos bombardeios contra o Irã. A imprensa norte-americana também confirmou que o Pentágono já enviou caças e aviões de guerra adicionais para a região.

Em declaração feita na rede Truth Social, Trump afirmou que os Estados Unidos e Israel não têm planos imediatos de assassinar o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, mas insinuou que isso pode mudar dependendo da evolução do conflito. “Sabemos exatamente onde o ‘líder supremo’ está escondido. Ele é um alvo fácil, mas está seguro lá — ao menos por enquanto”, escreveu.

O paradeiro de Khamenei é desconhecido desde a última sexta-feira (13), quando começaram os ataques entre os dois países. Até o momento, as trocas de bombardeios deixaram 248 mortos — sendo 224 no Irã e 24 em Israel — além de milhares de deslocados.

A tensão aumentou após novas explosões em Teerã e Natanz, onde há instalações nucleares. Em Israel, sirenes soaram em diversas cidades após a meia-noite e novas ofensivas foram relatadas.

O Irã, segundo a agência Reuters, estaria disposto a flexibilizar as negociações sobre seu programa nuclear, caso os ataques israelenses cessem. Já Trump, que retornou antecipadamente do encontro do G7 no Canadá, afirmou que Teerã rejeitou acordos para conter seu arsenal atômico e pediu que a capital iraniana fosse evacuada “imediatamente”, sem entrar em detalhes.

A comunidade internacional acompanha com preocupação o aumento das hostilidades, enquanto diplomatas do Oriente Médio buscam intermediar um possível cessar-fogo.Com informações: G1.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: