Os contratos futuros do café arábica operam em baixa na sessão eletrônica da Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE) nesta quarta-feira (18), seguindo o movimento do robusta na Bolsa de Londres e das bolsas europeias. A cotação do contrato para entrega em setembro de 2025 caiu 1,57%, fechando a 327,20 centavos de dólar por libra-peso, refletindo uma pressão natural provocada pela entrada da safra brasileira e pelo aumento dos estoques certificados.
Segundo dados da ICE, os estoques certificados de café nos armazéns credenciados atingiram 859.389 sacas de 60 quilos na posição de 17 de junho de 2025, um crescimento de 6.540 sacas em relação ao dia anterior.
Apesar de alguns períodos de chuva que dificultam a colheita, a safra no Brasil, maior produtor e exportador mundial, avança de forma consistente, o que tem influenciado negativamente os preços internacionais. Na terça-feira (17), o café arábica registrou volatilidade, chegou a apresentar ganhos, mas terminou o dia com queda, acompanhando a tendência do robusta.
Além disso, comerciantes destacam que os riscos geopolíticos envolvendo a guerra entre Israel e Irã ainda não têm exercido impacto positivo nos preços do café.
Os contratos com vencimento em julho/2025 encerraram a 335,85 centavos de dólar por libra-peso, recuando 2,3%, e os de setembro fecharam a 332,45 centavos, também com queda de 2,3%, atingindo os menores patamares desde abril deste ano.Com informações: Canal Rural.