Três servidores de Mato Grosso do Sul que participavam de uma comitiva do Consórcio Brasil Central deixaram Israel e chegaram em segurança à Jordânia na madrugada desta quarta-feira (18), horário de Brasília. A assessoria de imprensa do Governo do Estado informou que o grupo deve embarcar para o Brasil ainda hoje.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna; a secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone; e o coordenador de TI da Secretaria de Saúde, Marcos Espíndola, estavam hospedados em um hotel em Tel Aviv desde a semana passada, quando teve início o conflito entre Israel e Irã.
A comitiva foi formada a convite do governo israelense e, durante a estadia, realizou debates, audiências com autoridades locais — incluindo o presidente israelense, Isaac Herzog — e visitas técnicas nas áreas de segurança pública, saúde, inovação tecnológica, agricultura e desenvolvimento social.
Com a escalada do conflito, o grupo optou por deixar Israel para garantir a segurança, seguindo para a Jordânia antes de retornar ao Brasil.