As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de semana provocaram, até a manhã desta quarta-feira (18), ao menos duas mortes, além de deixarem uma pessoa desaparecida. De acordo com a Defesa Civil estadual, 1.336 pessoas estão desalojadas — abrigadas provisoriamente em casas de parentes, amigos ou hotéis — e cerca de 1 mil permanecem em abrigos públicos e entidades assistenciais.
Uma das vítimas foi um jovem de 22 anos, encontrado sem vida dentro de um carro que foi arrastado pelo Rio Caí, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. O veículo foi levado pelas águas enquanto cruzava a Ponte da Cooperação, estrutura provisória construída após as enchentes de 2024. A força da correnteza destruiu parte da ponte, que liga Nova Petrópolis a Caxias do Sul.
A segunda morte ocorreu em Candelária, na Região dos Vales. Geneci da Rosa, de 54 anos, foi encontrada sem vida após o carro em que estava com o marido ser arrastado pela correnteza ao atravessar uma ponte. O marido segue desaparecido.
A Defesa Civil segue em alerta e mobilizada para atender as regiões afetadas, onde há risco de novos deslizamentos e inundações. A previsão é de que as chuvas continuem nas próximas horas, o que pode agravar ainda mais a situação.Com informações: Canal Rural.