O processo de envelhecer exige atenção e respeito em todos os contextos, inclusive no sistema prisional. Em Mato Grosso do Sul, a campanha Junho Prata chegou ao Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), unidade que abriga o maior número de custodiados idosos do estado. A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) em parceria com a Agepen e busca valorizar a pessoa idosa privada de liberdade.
A abertura da campanha foi marcada por palestras e atividades voltadas à saúde emocional, prevenção à violência e valorização da vida. Neste ano, o tema central da campanha é “Fortalecendo Laços: Saberes e Práticas Intergeracionais no Enfrentamento à Violência contra as Pessoas Idosas”.
Cerca de 5,5% da população do IPCG tem 60 anos ou mais, o que representa aproximadamente 11% da população idosa em custódia em todo o estado. A subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, destacou a importância de um olhar humanizado e integral para essa parcela da população. “Precisamos garantir dignidade, saúde física e emocional para os idosos, mesmo em ambientes como o sistema prisional”, afirmou.
Também participaram da ação o capelão do Corpo de Bombeiros Militar, major Edilson dos Reis, que falou sobre apoio espiritual e prevenção ao suicídio, além do diretor do IPCG, Leoney Martins, que ressaltou a importância de parcerias para promover inclusão e qualidade de vida aos internos. Ele anunciou articulações com a Secretaria de Educação para a implantação de atividades esportivas e até a criação de uma academia específica para idosos dentro da unidade.
As ações voltadas à população idosa no IPCG são permanentes e conduzidas pelo setor psicossocial da unidade. A programação contempla práticas culturais, reflexivas, esportivas e de lazer que promovem o bem-estar e a inclusão social dos internos.
Instituída no Brasil como um alerta sobre a violência contra a pessoa idosa, a campanha Junho Prata é realizada desde 2018 pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SEC e parceiros. O mês é voltado à sensibilização da sociedade para o respeito, proteção e troca de experiências entre gerações.Com informações: Agência de Notícias.